Criando uma pasta compartilhada na rede pelo samba
Com o uso de um roteador wireless muito comum hoje em dia, fica muito fácil compartilhar uma pasta do seu computador, impressora e internet com outros computadores, celulares e tablets da sua casa sem a necessidade de usar cabos físicos de rede, criando assim uma pequena rede doméstica.
Tudo que for colocando nesta pasta poderá ser acessado por qualquer computador, celular ou tablet destes que o mesmo possua wi-fi, sendo muito útil para buscar arquivos nesta pasta.
A várias maneiras de configurar uma pasta remota utilizado programas gráfico bem fácil de usar para esta finalidade; mais caso você não tenha um programa para fazer isto no Linux, vou descrever aqui uma maneira mais genérica que serve para todas as distros e versões.
Requisitos é ter o servidor samba instalado e ativo.
Faça uma copia de segurança dos arquivos /etc/nsswitch.conf e /etc/samba/smb.conf para nsswitch.conf.bkp e smb.conf.bkp respectivamente.
Exemplo:
# cp smb.conf smb.conf.bkp
IMPORTANTE
Sempre faça backups dos seus arquivos de configurações do sistema quando você for fazer qualquer alteração nos mesmos.
Primeiro vamos editar o arquivo /etc/nsswitch.conf usando um editor de texto ASCII puro
# leafpad /etc/nsswitch.conf
Localize a linha hosts: e altera a mesma para que fique conforme abaixo: hosts: files dns wins
Esta modificação da linha hosts é necessário para que o Linux localize computadores pelo nome de hostname.
Segundo editar o arquivo /etc/samba/smb.conf
Provavelmente poderá ter um monte de linhas com opções padrão, mas ser você nunca configurou uma pasta remota antes, direta ou indiretamente no seu computador pessoal, você pode apagar todo o conteúdo existente tranquilamente simplificando a configuração e deste que você fez o backup sugerido deste arquivo que está na pasta /etc/samba.
[global]
server string = Servidor Samba do netbook workgroup = casa security = share
[partilha]
path = /mnt/partilha writeable =