Relatório filme Magico de Oz
Acredito que o que transformou O Mágico de Oz num marco da indústria cinematográfica é que tudo nele funciona muito bem e acaba agradando crianças de todas as idades. Suas cores em technicolor no mundo de Oz vibram na tela e trazem mais alegria que o retorno da pequena Dorothy para casa. A canção "Over the Rainbow" é interpretada por Garland numa das cenas mais conhecidas da história do cinema.
Todas as qualidades do filme superam a dublagem e alguns efeitos visuais um pouco ultrapassados. O filme é perturbador, excêntrico, fantasmagórico e positivo. O Mágico de Oz narra a história da garotinha Dorothy que sonha em conhecer um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivessem comonum livro. No meio de um tornado seu sonho se torna realidade, sua casa é levada para a Terra de Oz, mas a única coisa que a amedrontada Dorothy quer agora é voltar para casa e segue o caminho das pedras amarelas em busca do mágico que possa ajudá-la a regressar.
No caminho encontra um espantalho que quer um cerébro, um homem de lata que quer um coração e um Leão covarde que almeja ser corajoso, todos descobrem que não precisam de nada daquilo, pois as virtudes que têm é muito mais do que imaginavam.
A produção foi dispendiosa e complicada. Foram utilizados quase 70 sets de filmagem com diferentes esquemas de iluminação e padrão de cores, mas tudo valeu a pena, o resultado foi um filme com frases ainda hoje lembradas, cenas até hoje