Releitura de contos de fadas
Curso: Letras- Língua Portuguesa
Relatório
São Camilo volta à comunidade
Alunos (as) do 3ª período:
- 206790 ,Lorraine Ramos Dobrovosk
- 206969, Nathália Dias Maciel
- 206150, Ronald Onhas Grolla
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Junho/2014
Introdução Com a necessidade de despertar o gosto dos alunos para as artes, seja na música, literatura ou cinema, tivemos a proposta de apresentar a releitura fílmica do “Mágico de Oz”, com o filme “Oz, Mágico e Poderoso”, que permeia por todos os aspectos dos contos de fadas, desde as bruxas até os romances já vistos.
Objetivo
Fazer com o aluno, do 3º ano ou não, seja um leitor crítico e que desperte neles um gosto por outros formatos de artes. Evidenciar também as novas roupagens de releituras de obras literárias, no caso especifica “contos de fadas”, que desmistificam os personagens, as narrativas e até os desfechos. Também aumentar do aluno essa carga de diferenciar uma simples história para criança dormir de uma narrativa densa, desafiadora e inovadora.
Procedimentos
No primeiro momento foi debatido a respeito de “contos de fadas” e seus estereótipos formados pelos adolescentes e leitores em geral, comentamos sobre o papel dos bonzinhos nas histórias, destacando com mais rigor o papel das bruxas, geralmente antagonistas dentro das histórias de contos de fadas. Comentamos também sobre os personagens lineares que não mudam durante a trajetória de uma trama e dos personagens esféricos, esses mais interessantes, pois surpreende o público com ações contraditórias e inesperadas.
Em um segundo momento, lançamos a proposta do filme “Oz, Mágico e Poderoso”, uma releitura das histórias do livro/filme “ Mágico de Oz”. Os alunos gostaram da proposta e assistiram ao filme entusiasmados com direito a gritos, sustos e boas risadas.
No terceiro, e último momento, criamos um momento de bate papo em que os alunos puderam