Relatório filme freud além da alma
O filme retrata o início dos estudos do pai da Psicanálise, mostra algumas fases da vida de Freud, observações, estudos e tratamento de pacientes com Neurose e Histeria, através de vários métodos de análise. O filme relata a dificuldade que Freud, nessa época médico de uma equipe, em que seu diretor não acreditava nos sintomas de histeria, fazendo oposição ao tratamento desses pacientes por acreditar que essas doenças se tratavam de uma mentira. Então a partir desse momento Freud se afasta dessa direção e passa a observar outros métodos de tratamento. Expondo as suas observações e estudos para a classe médica, sendo ironizado.
Freud se associa a Breuer nas suas pesquisas sobre os fenômenos histéricos, traumas, as neuroses, e as interpretações de sonhos. O filme mostra que os traumas se ocultam da consciência, deixando as lembranças inconscientes e as emoções são descarregadas fisicamente.
Pode- se dizer que Freud foi um dos poucos, senão dizer, o único que conseguiu fazer uma autoanálise, e através dessa autoanálise e baseado em casos já tratados, conclui que os traumas estão ligados a sexualidade, e através de um sonho consegue desvendar o que estava no inconsciente em relação a seu pai, percebendo que as neuroses podem se desenvolver desde a infância.
Tratando de um caso em que a paciente se nega ser hipnotizado, Freud percebe que as pessoas podem ser levadas ao inconsciente mesmo estando em estado de consciência. Em uma das sessões a paciente revela ter sido molestada pelo pai e ganhado pelo seu silêncio uma boneca. Freud começa a desconfiar de sua paciente, pois a mesma guarda com muito carinho a referida boneca, que deveria ser uma recordação do ato traumático, por consequência rejeitada. O sentimento em relação à boneca que deveria ser de angústia, objeção é de puro prazer.
Freud, após um sonho vê que sentiu raiva de seu pai, porque sua mãe o deixou sozinho para ir dormir com seu pai, e se sente mal por achar que “traiu” seu pai