Freud Alem Da Alma
Filme de John Huston, esta pseudo-biografia narra cinco anos na vida do psicólogo vienense Sigmund Freud(Montgomery Clift). Nesta altura, a maioria dos seus colegas recusava tratar pacientes histéricos, porque acreditavam que aqueles estavam apenas a fingir para chamarem a atenção. Mas Freud aprende a usar a hipnose para encontrar as razões para a psicose. A sua principal paciente é a jovem Cecily Koertner (Susannah York) que recusa beber água e é atormentada constantemente pelo mesmo pesadelo.
INTRODUÇÃO
Sigmund Freud começa o filme internando uma pessoa com histeria, (doença emocional psíquica) sem a concordância dos outros médicos. A histeria é uma psiconeurose cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma dissociação mental ou como sintomas físicos. Na verdade, os sintomas histéricos podem se manifestar em homens e mulheres. Charcot(Fernand Ledoux), neurologista francês, que emprega a hipnose para estudar a histeria, demonstrou que idéias mórbidas podiam produzir manifestações físicas. Freud, em colaboração com Breuer(Larry Parks), começou a pesquisar os mecanismos psíquicos da histeria e postulou em sua teoria que essa neurose era causada por lembranças reprimidas, Freud ganhou uma bolsa para estudar com Charcot em Paris. Logo na primeira oportunidade Freud vê Charcot fazer um teste com dois histéricos, onde através da hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois faz eles terem outros problemas de histeria, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados. Assim chegamos a conclusão que a hipnose, tanto cura como cria sintomas.
ALÉM DA ALMA
O filme começa mostrando Freud numa resistência em tratar de uma paciente com neurose de histeria, em um hospital, cujo diretor era Meynert(Eric Portman). Ele dizia acreditar que histeria era uma mentira, e que acontecia somente para fugir das responsabilidades. Ansioso em obter respostas para acabar com o sofrimento de seus pacientes