Relatório Exposição ELLES
ESCOLA DE BELAS ARTES
COMUNICAÇÃO VISUAL DESIGN
DESIGN E GÊNESE A
PROFESSORA BETH JACOB
RELATÓRIO EXPOSIÇÃO ELLES – CCBB
A exposição "Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou", em cartaz no CCBB do rio de Janeiro, reúne mais de 100 obras produzidas 1907 e 2010, com o intuito de contar a história da arte dos séculos XX e XXI a partir da visão feminina.
As obras são divididas em cinco seções de acordo com suas características e do universo de cada autora. Na primeira seção - Tornar-se uma artista - destacam-se as obras Um dentro do outro e o início da primavera, de Marie Toyen. Na segunda, Abstração colorida, uma sala vermelha, chamada "O primeiro abstracionismo", provoca um grande impacto por suas obras coloridas contrastando com a parede vermelha. Na terceira, Feminismo e a crítica do poder, a obra "Entrevidas", de Anna Maria Miollino, encontra-se sobre uma parede amarela como gema de ovo, o que reforça o conceito da fotografia e facilita a compreensão do mesmo. A quarta seção, O Corpo, traz pequenos vídeos extremamente impactantes. Dentre eles, destaca-se uma pequena sala escura, com 4 projetores, que vão simultaneamente reproduzindo fotografias mostrando diversos tipos de intimidade. A quinta, Narrativas, destaca-se pelos painéis coloridos com figuras de linguagem e a pequena coleção de bonecos que se completam com suas sombras - Minhas pequenas efígles, de Annette Messager.
Embora a exposição cumpra muito bem seu papel, mostrar o olhar atento e feminino sobre as questões fundamentais ao desenvolvimento do último século, alguns erros chamam a atenção e dificultam a absorção total dessas obras: as legendas foram posicionadas longe dos respectivos quadros, muitas vezes na parede oposta à obra; em certas salas a iluminação refletia nos quadros, tornando difícil de observá-los; na obra "Minhas pequenas efígles", a sombra projetada contrapõe-se à proposta do conjunto, tirando boa parte da força