Relatório da Exposição Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou
Publicidade e Propaganda - 1º Período
Maria Clara Sasdelli Leite Praça
RELATÓRIO DA EXPOSIÇÃO:
Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou
Belo Horizonte
2013
Para realizar este relatório fiz uma visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil, na última quarta feira, dia 04 de Setembro. Este centro é um espaço cultural que serve como referência em atividades culturais e educacionais, proporcionando experiências interativas e apresentações encantadoras.
“O Banco do Brasil é o mais novo parceiro do Programa Mais Cultura, criado pelo Ministério da Cultura e o Governo Federal. A nova parceria busca a integração de competências e recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas, que contribuam para a garantia de acesso aos bens culturais, qualificação do ambiente social das cidades, geração de oportunidades de trabalho, de emprego e renda. Esta é mais uma ação do Banco do Brasil para divulgar e popularizar a cultura nacional e internacional. São parcerias de sucesso, como esta, que fazem o Banco do Brasil ser conhecido como o Banco da Cultura.” (CCBB,2013, 17:00).
Hoje, existem quatro pontos como estes no Brasil. O primeiro foi fundado em 1989, no Rio de Janeiro. No ano 2000 foi inaugurado o de Brasília, um ano após, em São Paulo e neste ano de 2013, aqui na cidade de Belo Horizonte.
Tive a oportunidade de admirar a exposição - ELLES: mulheres artistas na coleção do centro de Pompidou, que passou pelo Rio de Janeiro no período do dia 24 de Maio ao dia 14 de Julho e agora está em Belo Horizonte até o dia 21 de Outubro. Algumas das peças originais foram feitas no início do século XX e outras, no século XXI. A exposição foi inaugurada originalmente em 2009, em Paris, no Centro Pompidou que possui o maior acervo de arte contemporânea da Europa.
Esta exposição é uma amostra de trabalhos realizados por artistas mulheres, que estavam bem à frente da sua época,