Relatório EXPERIÊNCIA Titulação Ácido-Base
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
4. METODOLOGIA 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
Neste experimento trabalhamos com substâncias iônicas, que são compostos formados por partículas com carga elétrica (íons positivos ou ânions), sendo que essas partículas se mantêm ligadas umas às outras por forças de natureza elétrica, ligação iônica ocorre com átomos que formam íons, ou seja, um átomo tem facilidade de perder elétrons (baixo potencial de ionização) e outro facilidade para receber elétrons (alta afinidade eletrônica). Devido a essa complementaridade os átomos com 1, 2 ou 3 elétrons na última camada tendem a perdê–los para átomos com 5, 6 ou 7 elétrons na última camada. Isso não ocorre com as substâncias moleculares ou covalentes. Nestas, as moléculas não são partículas com cargas elétricas, embora apresentem pólos elétricos (moléculas polares) ou não (moléculas apolares). As moléculas apolares não sofrem desvios por ação de campos elétricos. As moléculas polares são desviadas pela ação de campos elétricos.
2. OBJETIVOS
- Determinar a concentração de uma base, usando titulação.
- Determinar a massa molar (MM) de um composto, por titulação.
- Determinar a concentração de ácido acético no vinagre.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo, CONSTANTINO, SILVA e DONATE (2003), é possível determinar soluções como sendo misturas homogêneas de duas ou mais substâncias; de modo que considerando seu estado físico identificamos soluções: de sólido líquido, líquido em líquido. Onde que em uma solução em que haja dois componentes um sólido e outro líquido, o líquido é solvente e o sólido soluto. No entanto em uma solução de dois componentes no estado líquido, determina-se solvente aquele que se encontrar em maior quantidade.
A partir da quantidade, dada como o termo relativo. Especifica-se à análise, quanto à concentração nas soluções. Segundo SILVEIRA