trabalho quimica
Engenharia Civil/ Engenharia Mecânica
AULA PRÁTICA 04
Titulação Volumétrica
Nome:
25 de Novembro de 2014.
Introdução
Existem vários tipos de titulação, entre os quais: titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação, em nosso caso vimos a titulação ácido-base, sendo assim para determinamos a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, usamos uma técnica de análise volumétrica, que pode ser conhecida de dois modos: volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base, sendo assim podemos dizer que é toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base provoca a salificação, desta forma ficamos sabendo a quantidade exata que temos tanto em ácido quanto em base.
Para obtermos o ponto final ou o ponto de equivalência, precisamos de uma mudança na propriedade, em nosso caso foi representada pela coloração rosada (indicador Fenolftaleina), isso aconteceu por meio da titulação, dessa forma que ficamos sabendo a quantidade da substancia desconhecida (titulado) por meio da substancia conhecida (titulante).
Colocamos para reagir uma solução sabendo sua concentração (titulante), com uma solução na qual não sabemos sua concentração (titulado). Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
Sempre que houver uma reação entre um ácido e uma base pode se dizer que houve uma neutralização e geralmente pode notar pela coloração que obtivemos ao final da experiência por meio da Fenolftaleina.
Objetivo
- Observar uma reação entre ácido e uma base (reação de neutralização).
- Determinar a concentração de ácido acético em uma amostra de vinagre por meio da titulação volumétrica.
- Tomar contato com a técnica de titulação e o indicador fenolftaleína.
Metodologia
Materiais utilizados
Erlenmeyer de 250 mL;
Béquer de 100 mL;
Pipeta volumétrica de 20 mL;
Bureta de 50 mL;
Suporte universal;