Seminário de História - Nazismo
Adolf Hitler (Foto 2) nasceu em Berlim, no dia 30 de abril de 1945. Ele foi um militar e político, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães também conhecido por Partido Nazista (foto 3), sendo ainda oposição aos sociais-democratas. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.
Em 1923, tentou realizar um golpe de Estado em Munique junto com outros líderes do Partido Nazista. O fracasso desse acontecimento levou-o a cadeia, onde escreveu o livro Mein Kampf (foto 4) (traduzido para o português, Minha Luta, publicado em 1924), foi autobiografia e programa ideológico para a Alemanha com as suas teses racistas e antissemitas. (PAUSA PARA VÍDEO DE [5] DOIS DISCURSOS)
Sobre o segundo e último discurso, Adolf compara a situação dos Estados Unidos com a Alemanha.
(Foto 6). Em 1933 tornou-se chanceler da Alemanha; seu projeto nacionalista rearmou o país, recuperou a economia e fez várias obras públicas. Em setembro de 1939, invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha nazista, juntamente com a Itália fascista e com o Império do Japão, formava o Eixo. O Eixo seria derrotado pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". (foto 7.) Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas. (foto 8.)
(foto 9.). Hitler acreditava na raça Ariana. O conceito de raça ariana teve seu auge do século 19 até a primeira metade do século 20, uma noção inspirada pela descoberta da família de línguas indo-europeias. Alguns etnólogos do século XIX propuseram que todos os povos europeus