Relatório ete ambient
Código: 1393421
Engenharia Ambiental
Relatório – Visita Técnica E.T.E. AMBIENT
No dia 29/09/2012 realizamos uma visita técnica na E.T.E. de Ribeirão Preto, com o objetivo de nos familiarizarmos com sua filosofia de trabalho e suas técnicas elaboradas para o tratamento de esgoto.
A E.T.E. Ribeirão Preto usufrui do sistema de tratamento biológico por lodos ativados com aeração convencional e digestão Anaeróbica, para que essa água tratada esteja dentro do padrão exigido quando chegar a hora de ser lançada novamente nos corpos hídricos.
O funcionamento da E.T.E. Ribeirão Preto é dividido em três linhas:
- Linha da água: 1) Através da caixa de chegada recebe todo esgoto bruto, e são utilizadas grades para retirar os resíduos considerados grandes.
2) Na fase de pré-tratamento são retirados os resíduos médios e finos.
3) Nos decantadores primários os esgotos fluem bem devagar, permitindo que os sólidos com maior densidade sedimentem no fundo dos tanques.
4) Os reatores biológicos tem a função de ativar os micro-organismos já presentes no esgoto, para que eles estabilizem a matéria orgânica, executando a limpeza do esgoto.
5) Nos decantadores secundários, ultima etapa do tratamento, é realizada a separação da massa de micro-organismos da parte líquida.
-Linha do lodo: Essa fase compreende o adensamento por gravidade e flotação dos lodos retirados dos decantadores primários e secundários que enviados aos biodigestores, passa pelo processo de digestão anaeróbica, com objetivo de redução de sua matéria orgânica, organismos patogênicos e volume do lodo.
-Linha do gás: No processo de digestão anaeróbica do biodigestor, é gerado o biogás, que tem em sua composição uma grande quantidade de gás metano. Esse gás por sua vez, é utilizado na geração de energia elétrica para consumo da própria E.T.E. Ribeirão Preto.
Como conclusão final posso dizer que a E.T.E. Ribeirão Preto exerce seu trabalho com ética,