Relatório- Estruturação Espaço Urbano
A Estruturação do Espaço Urbano - Relatório
A urbanização está ligada ao conceito de crescimento e desenvolvimento das cidades. Uma cidade planejada possui um plano prévio de urbanização, é organizada e distribuída racionalmente por setores (setor militar, setor industrial, residencial ...). Uma cidade sem planejamento geralmente se inicia por um núcleo urbano, ela cresce e se expande sem qualquer plano prévio de urbanização, privilegiando as necessidades pessoais e de mercado.
É importante entender, quando se fala em urbanização, que os termos ‘Crescimento e Desenvolvimento’ são completamente distintos. O crescimento é baseado em números, ou seja, número de habitantes, número de indústrias, número de escolas e assim por diante. O desenvolvimento é medido observando indicadores econômicos, sociais, culturais, educacionais, de sustentabilidade...Fatores que influenciam a qualidade de vida das pessoas. Logo, o crescimento está ligado a quantidade e o desenvolvimento a qualidade.
O crescimento desordenado das cidades causam uma série de problemas: sociais, ambientais, de transito, transporte coletivo caro e deficiente, poluição, lixo, enchentes, falta de áreas verdes, falta de infraestrutura.
Uma das maiores dores de cabeça da população, não só de grandes cidades, é o trânsito. Congestionamentos por acúmulo de veículos nas ruas gera estresse, acidentes e muita poluição. O problema agravou-se nas últimas décadas graças à concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, a má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo faz a população optar pelo transporte individual. Com isso gasta-se mais tempo com deslocamento, pela quantidade de carros. Para reverter essa situação que piora a cada dia, medidas de mobilidade sustentável e acessibilidade devem ser tomadas, como por exemplo: padronização de passeios e rampas em travessias, plano semafórico eficiente, travessia em níveis, em alguns casos lombada