riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana.
Garanhuns
2012
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana.
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Multidisciplinar.
Profs. Willian , Thiago , Luciana e Kenia
Garanhuns
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 3 CONCLUSÃO 7 4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal mostrar que o padrão de urbanização brasileiro apresentam componentes de insustentabilidade e proporciona baixa qualidade de vida a uma grande parcela da população.
O processo de urbanização brasileiro formou 12 regiões metropolitanas que concentram 33,6% da população nacional em municípios com funções complementares, gestão independente e capacidade financeira desigual o que dificulta o atendimento das demandas sociais e da infraestrutura urbana.
2 DESENVOLVIMENTO
O padrão de urbanização imprimiu as metrópoles componentes de insustentabilidadeassociados aos processos de expansão da área urbana e transformação e modernização dos espaços proporcionando baixa qualidade de vida a grande pacela da população.
A concentração da pobreza nas metrópoles brasileiras demonstra de um lado , a cidade formal, que concentra os incestimentos públicos e do outro a cidade informal que cresce exponencialmente na legalidade urbana.
A dualidade verificada nos processos socioespaciais de construção da metrópole contemporânea manifesta-se no reconhecimento de uma cidade “formal” assumida pelo poder público e de outra que associa o fenômeno da expansão urbana ilegal ao da exclusão social. Nele está implícito o pressuposto de que o acesso à cidade se dá de modo