Unidade 4 - Saraiva
VICTOR HUGO SILVA AZEREDO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – UNIDADE 4
CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
2013
Motivação é fazer uma pessoa ou um grupo que, cada qual tem suas características de personalidade e necessidades próprias diferentes, trabalharem para atingir os objetivos da organização, e também seus próprios objetivos.
No trabalho de estudo de Grant e sua equipe no Call Center, onde a rotatividade de pessoal é alta e o moral é muitas vezes abaixo, Grant realizou um experimento. Organizou um encontro entre os beneficiados pelos donativos do programa onde as telefonistas do Call Center trabalhavam.
Com isso a necessidade de estima foi atendida e o aumento da produtividade do Call Center dobrou. Devido à autoconfiança e ao reconhecimento de outros pela nossa capacidade e feitos. A valorização do trabalho é uma das principais motivações, essas interações com outras pessoas, podem servir como uma forma de despertar no trabalhador a consciência desse valor.
Se Grant realizasse outra forma de tentativa de motivação, como um aumento salarial, acredito que não causaria o mesmo efeito nas atendentes do Call Center. Pois o salário isolado não é fator de motivação, e sim a recompensa pelo seu trabalho onde buscamos para a garantia de sobrevivência. Acredito que o aumento salarial ou o salário em si, vem fortalecer os aspectos motivadores e não motivar apenas. Outra ação de motivação que poderia ser abordada é a demonstração do sentimento de utilidade que a empresa tem com seu funcionário e demonstrar as perspectivas de desenvolvimento profissional e pessoal do mesmo.
Entendo que a busca da satisfação das necessidades previstas na hierarquia de Maslow é um fator motivacional. Pois o ponto de partida da teoria de Maslow é a indicação que estas necessidades estão ordenadas em forma de pirâmide que indica a prioridade e o grau de importância de cada uma delas sobre as outras. Notando-se que somente quando