CONTABILIDADE COMÉRCIAL
BACHAREL CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE COMERCIAL
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 3º semestre.
Prof. A todos os Professores do 3º semestre.
Bom Jesus-PI
2013
INTRODUÇÃO
Contabilidade não é luxo nem burocracia, é necessidade para qualquer empreendimento: varejista, atacadista ou industrial. Não basta controlar as compras e as vendas, pois o comércio é muito mais que comprar e vender, é saber comprar, e muito mais, saber vender. Todo comerciante precisa conhecer seu ramo de negócio: alimento pode ser um ramo muito atrativo, mas é diferente de confecções, ou de causados, que, por sua vez são diferentes no comércio de eletrodoméstico. Cada ramo varejista tem sua particularidade, de modo que um não se confundi com o outro. É preciso prestar muita atenção para as diferenças.
A partir daí, conhecemos os custos das mercadorias e os impostos incidentes (o que não falta neste país), será possível calcular os preços de vendas. Todos esses aspectos especifico destacam as particularidades no comércio varejista, Não há mistério nem segredo nessa atividade. Há apenas necessidade de muita dedicação, persistência e vontade de vencer. Sobre tudo muito tino comercial, sem o qual não poderia haver comerciante. Seria como haver empresa sem mercado.
DESENVOLVIMENTO
Contabilidade comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
Os fenícios, foram o povo que mais se destacaram na atividade comercial na antiguidade, e foram varias as causas e fatores que contribuiriam para isso, a Fenícia tinha pouca terra para seu excelente plantio, então começou as suas atividades comerciais com o Ocidente. Além dos Fenícios os