Relatório eletrificação
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Disciplina: Introdução à Engenharia Agrícola
Curso de Engenharia Agrícola
Geraldo Antônio de Siqueira Neto
Eletrificação Rural
Docente:
Profº. Dr. André Campos
Anápolis, 06 de Junho de 2012. Introdução
Este relatório tem como objetivo expor os assuntos discutidos pela Profª. Ms. Joselma Moraes em sua apresentação sobre eletrificação rural no dia 30 de maio na aula de introdução à engenharia agrícola.
Desenvolvimento
Eletrificação rural compreende a transmissão e distribuição de energia elétrica para atender aos consumidores fora do perímetro urbano.
A eletrificação rural revolucionou conceitos de propriedade produtiva, pois com ela houve um aumento significativo na renda agrícola e consequentemente na produtividade.
Essa distribuição de energia no meio rural tem como objetivo a tecnificação da agricultura, melhora na qualidade de transformação dos produtos agropecuários, diminuição do êxodo rural e a melhora na qualidade de vida no campo.
O programa de eletrificação rural do Brasil é baseado no modelo norte-americano.
A transmissão e distribuição de energia no meio rural possuem algumas dificuldades como a alta dispersão populacional em algumas áreas, o alto investimento por consumidor, o elevado custo operacional, a baixa rentabilidade financeira e o baixo nível educacional.
Em 1996 havia cerca de 4,8 milhões de estabelecimentos agropecuários, sendo que deste total 2,9 milhões necessitariam ser eletrificados.
Aproximadamente 80% da energia utilizada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.
Onde a engenharia agrícola pode se inserir no processo do aumento do consumo de energia? O engenheiro agrícola é o profissional responsável por diminuir o consumo de energia na propriedade rural, seja pela racionalização ou pelo aproveitamento de recursos produzidos pela fazenda que podem ser utilizados para gerar energia de forma sustentável, e de qualidade.