Trabalho mba game po
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
MBA GAME
Bruno Mezzalira
Carlos Eduardo
Gabriel Bochein
Gabriel Panizze
Huan Kuse
István Neto
Porto Alegre, 01 de Outubro de 2009.
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 3
2. ABORDAGEM HARD 4
3. ABORDAGEM SOFT 5
4. ESTUDO DE CASO 6
5. CONCLUSÃO 7
6. BIBLIOGRAFIA 8
1. INTRODUÇÃO
O jogo proporciona ao jogador um exercício para as praticas de produção e mostra a realidade interna de como funciona uma indústria e seus processos de fabricação, visando sempre a redução dos custos de produção. Dentre a redução de custos está: redução dos tempos improdutivos, otimização dos processos produtivo, balanceamento de linha, definição de gargalos, etc.
O objetivo geral do jogo é:
• Gerar mais lucro • Aumentar o rendimento das Máquinas • Utilização cociente e otimizada dos tempos disponíveis de máquinas • Grande mix de produção com variáveis como:
o Rentabilidade de cada produto o Valor de venda de cada ordem de produção o Tempo de máquina para cada produção. o Tempo de Set-up de Máquina o Custos gerais de produção
Esse é um jogo, mas deve ser entendido como forma de aprendizado pelo jogador, pois simula as tarefas ocorridas em uma empresa.
2. ABORDAGEM HARD
Já utilizamos a palavra “soft” para tratar de algumas abordagens. Mas afinal, o que queremos dizer com “soft” e “hard”? Checkland (1981, 1985 e 1990) trabalha com as diferenças e peculiaridades de ambas as abordagens em maior parte da sua literatura. Primeiramente, a abordagem soft é bastante rica, que mais do que definir soluções para problemas, ela