Relatório Ebulição
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE AGRONOMIA
FELIPE GIMENES MOLINA
KELLEN MULHSTEDT
RAFAELA OLIVEIRA DALECIO
WILLIAN YUITI TAKAHASHI
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO
Relatório de aula prática solicitado pela Disciplina de Química Geral Experimental como requisito parcial para obtenção da nota do 1º semestre.
Profª Drª Christiane Trevisan Slivinski
PONTA GROSSA
2015
1 INTRODUÇÃO
O ponto de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado liquido ao estado gasoso, além de ser definido como a temperatura em que a pressão de vapor de um liquido é igual a pressão externa exercida sobre uma superfície, quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e vice-versa. A temperatura de ebulição mantém-se aproximadamente constante enquanto dura a mudança de estado, se a substância for pura. As misturas, pelo contrário, não têm um ponto de ebulição fixo (depende da composição da mistura) e, durante a ebulição, a temperatura não se mantém constante. Para que ocorra o ponto de fusão e o Ponto de Ebulição, existem forças que são quebradas, e são exatamente essas forças que interferem na temperatura de cada substância. O ponto de ebulição não tem a mesma importância para a caracterização ou critério de pureza de uma substância quanto o ponto de fusão, mas tal como no ponto de fusão quando se determina o ponto de ebulição de uma substância pura não é admissível que surjam variações na temperatura superiores a +/- 1oC.
2 OBJETIVOS
Determinar o ponto de ebulição de diferentes compostos orgânicos.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
- Bico de Bunsen - Tubo de Thiele - Termômetro - Tubos capilares - Micro tubos - Suporte com garra - Óleo nujol ou vaselina - Tolueno - Acetona
1. Colocar um tubo capilar