Relatório - ponto de ebulição
Ano lectivo 2011/2012
Relatório
Determinação experimental do ponto de ebulição de uma substância
Realizado na disciplina de Física e química
7/12/2011
Trabalho realizado por :
Inês Nascimento
10ºD
Índice Capa…………………………………………………………………………………………………………1 Índice…………………..…………………………………………………………………………………..2 Objectivos 2 Introdução 3 Material Utilizado 3 Procedimento Experimental 4 Normas de Segurança 6 Resultados experimentais 6 Determinação do ponto de ebulição do Etanol 7 Conclusão 8 Bibliografia 9
Objectivos
- Determinação do ponto de ebulição do etanol;
- Comparação com os valores tabelados;
- Desenvolvimento de competências de procedimentos experimentais.
Introdução
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.
As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura na ebulição.
No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica pelo que, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa.
A determinação do ponto de ebulição é feita através da construção de um gráfico a partir dos diversos valores registados, temperatura e tempo.
Material Utilizado
1- Placa de aquecimento com agitador magnético
2- Gobelé (com banho de água destilada)
3- Suporte Universal
4- Tubo de ensaio
5- Dois termómetros
6- Rolha
7- Tubo de vidro (aberto para o exterior)
8- Reguladores de ebulição (pedaços de porcelana)
9- Água destilada
10- Etanol
Procedimento Experimental a) Registaram-se as características da amostra de etanol (CH3CH2OH) observadas na embalagem do produto (tabela1);
b) Analisou-se a escala do termómetro e registamos os