Quimica 10º ano relatório " ponto de ebulição"
Introdução * É uma propriedade física intensiva (não depende da quantidade de substância); * O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura à qual a pressão de vapor iguala a pressão atmosférica. A pressão de vapor de uma substância, a uma dada temperatura, é a pressão exercida pelo vapor dessa substância em equilíbrio com a fase líquida; * A pressão de vapor de uma substância depende da temperatura; * O ponto de ebulição de um líquido depende da pressão da atmosfera; * A elevação da temperatura do líquido provoca um aumento da pressão do seu vapor até igualar a pressão no exterior – neste momento, dá-se a vaporização, não somente à superfície mas em toda a massa líquida – ebulição. * Teoricamente: * Amostra Pura – não há variação de temperatura durante a ebulição da amostra. Só se observa um patamar no tempo. Experimentalmente aceitam-se diferenças de 1ºC; * Amostra Impura (mistura) – a amplitude de variação de temperatura pode ser elevada – depende do número de componentes, das respetivas proporções na amostra e das suas propriedades características. A presença de impurezas sólidas solúveis na amostra é um fator que contribui para o aumento do ponto de ebulição; * Nesta atividade experimental foi utilizada a técnica tradicional.
Material * Goblé * Tubo de ensaio * Placa de Aquecimento * Suporte Universal * Sensor de Temperatura * Computador * Programa de software “DataStudio” * Tubo capilar * Rolha * Água * Etanol 96% * Agitador Magnético
Referências de Segurança * Não tocar na placa de aquecimento. * Não expor o etanol diretamente à fonte de calor. * Não respirar, ingerir ou expor a substância demasiado tempo à nossa pele.
Procedimento * Encheu-se o goblé com cerca de 200 ml de água, e colocou-se o agitador magnético. * Encheu-se o tubo de