Objetivo
Objetivo
O objetivo da atividade prático-laboratorial realizada é avaliar o grau de pureza de algumas substâncias.
Fundamento Teórico
Uma substância pode ser caracterizada por diversas propriedades físicas e químicas.
Neste relatório apenas se fará referência a propriedades físicas, nomeadamente o ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade.
O ponto de fusão de uma substância é a temperatura à qual se verifica a passagem desta do estado sólido para o estado líquido, nas condições normais de pressão, verificando-se a coexistência de ambas as fases em equilíbrio. Isto é, caso a substância seja pura, durante o processo de fusão (coexistência das fases líquida e sólida) a temperatura permanece constante.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura à qual se verifica a passagem desta do estado líquido para o estado gasoso – a pressão de vapor iguala a pressão atmosférica, verificando-se a coexistência de ambas as fases em equilíbrio. Caso a substância seja pura, durante o processo de ebulição (coexistência das fases líquida e gasosa) a temperatura permanece constante.
A densidade de uma substância (ou massa volúmica) é o quociente entre a massa e o volume dessa mesma substância.
A densidade relativa de uma substância é a razão entre a densidade de uma substância e a densidade de uma substância padrão.
Todas as propriedades físicas anteriormente referidas podem ser utilizadas para a avaliação do grau de pureza de substâncias, por comparação a valores tabelados de substâncias puras.
Tem-se por grau de pureza de uma substância a percentagem de substância pura existente na amostra – note-se que todas as amostras contêm impurezas. Quanto mais pura for uma amostra, mais os valores das suas propriedades físicas se aproximarão dos valores tabelados.
Procedimento experimental
1. Densidade Relativa (líquido)
Material:
Picnómetro
Gobelé
Pipeta
Balança
Água
Metanol
Procedimento:
1.