Relatório do vídeo "a meta"
As despesas operacionais e de estoque por sua vez aumentaram, as prioridades estavam invertidas, era preciso identificar o impacto real na produtividade da fábrica. O gerente da fábrica UNICO não tinha percebido que para administrar a capacidade da empresa, era de suma importância identificar como cada processo atinge o todo, cada limitação do seu processo produtivo afeta a produtividade da fábrica. Essas limitações são chamadas no vídeo de gargalo.
O gargalo é uma restrição ao sistema, é qualquer recurso cuja capacidade seja inferior a demanda, os gargalos controlam a produção da fábrica inteira, ele se encontra nas restrições e limitações que prejudicam o funcionamento pleno do sistema. Certo dia o gerente foi fazer uma trilha com seu filho e alguns garotos, essa trilha influenciou nas decisões da logística interna da fábrica, através dela os horizontes se abriram para a visão que o gerente tinha em relação à percepção dos problemas da fábrica e como ele poderia solucioná-los.
Através de um planejamento mais focado na causa principal do problema, após identificar a limitação que atrapalhava a produtividade da caminhada, eles se organizaram e com um trabalho em equipe sincronizado, focando no gargalo conseguiram solucionar o problema em tempo hábil mostrando um resultado satisfatório. Com essa experiência o gerente conseguiu controlar a demanda para cada recurso, cada equipamento da fábrica e comparou com os dados de capacidade,