Relatório de Visitas
Divulgação Científica
Prof. Jonny Nelson
Aluna: Mylena Zatz RA: 125234-8
Itapetininga, 11 de dezembro de 2014
Introdução
É de conhecimento geral as matérias de Ciências oferecidos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, aos estudantes são voltados ao fornecimento de informações, sendo que o desenvolvimento do potencial emocional dos estudantes, a bagagem cultural de extrema importância de cada estudante, bem como o aspecto experimental das ciências não são levados em consideração. A forma como a Ciência é apresentada provoca aversões no cidadão comum, principalmente no ensino de Ciências nas escolas.
Observamos nas salas de aula, enquanto professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), que nossos estudantes, apesar de compreenderem as Ciências como o estudo da Natureza, de um modo geral, têm dificuldades em estabelecer relações entre os conhecimentos que lhes são transmitidos e suas respectivas aplicações no quotidiano. Essas disciplinas têm sido lecionadas de maneira descontextualizada e excessivamente matematizada. As avaliações focalizam mais a capacidade de memorização do que a capacidade de hábitos de estudo, causando um grande desinteresse por parte dos alunos pelas Ciências. De acordo com o depoimento de Pavão (2006)
“O ensino de Ciências hoje virou quase uma literatura. O professor não tem boa formação, se sente inseguro para ensinar e acaba se apoiando muitas vezes no livro didático. O ensino fica livresco. O quadro que temos hoje é da criança que chega à escola cheia de questões e curiosidades e, passado certo tempo, ela perde o interesse. O professor em vez de estimular essa curiosidade acaba matando-a.”
Como professores temos que abrir nossas mentes, e ter um leque de opções para uma educação que realmente perdure nos alunos, não apenas encher a cabeça de conteúdos e despeja-los na prova. A divulgação cientifica é uma delas, temos o programa do governo, onde é