rebites de fixação
LAFAIETE COSTA SOARES
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
DISCIPLINA: PROCESSO DE CALDERARIA
TIPOS DE REBITES
DATA: 04/11/2014
TIPOS DE REBITES
O rebite é um elemento de fixação permanente. Compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça. A cabeça pode ter vários formatos. Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Em geral, seu emprego está em situações onde não é possível usar solda por um ou mais motivos, unem rigidamente peças ou chapas, principalmente, em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças.
Para adquirir os rebites adequados ao seu trabalho, é necessário que você conheça suas especificações, ou seja, de que material é feito, o tipo de sua cabeça, o diâmetro do seu corpo e o seu cumprimento útil.
A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas técnicas que indicam medidas da cabeça, do corpo e do comprimento útil dos rebites. A prática recomenda que se considere a chapa de menor espessura e se multiplique esse valor por 1,5, segundo a fórmula: d = 1,5 · < S
O aspecto ecológico já foi salientado, uma vez que o processo de rebitagem é totalmente desprovido de fumaça, faíscas, vapores e muito mais. Com a rebitagem é possível combinar diferentes matérias, ferrosos e não ferrosos, materiais envernizados ou revestidos, materiais compostos. É possível até mesmo combinar mais de duas chapas de uma vez ou elementos. A união é mecânica e por isso a resistência da rebitagem é garantida, constante. O mais importante é o fato de que a qualidade da junção pode ser avaliada visivelmente diferente da solda onde o sucesso ou o fracasso do processo podem ser vistos apenas com técnicas sofisticadas e caras.
TIPOS DE REBITE
Cabeça redonda larga
Cabeça redonda estreita
Cabeça escareada chata larga
Cabeça escareada chata