Rebites
Máquinas.
Professor : Paulo Lagos
Elementos de fixação
Rebites.
http://www.ehow.com.br/fixar-rebites-solidos-como_59984/
EQUIPE:
Eric Luiz Caetano
Felipe Toledo De
Almeida
Helena Lorusso
Júlio Cesar Droszczak http://www.ehow.com.br/fixar-rebites-solidos-como_59984/ Elementos de Fixação
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si.
Entretanto, em mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação.
Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc.
A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.
No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.
No tipo de união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.
Rebites.
Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça. A cabeça pode ter vários formatos. Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente, em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças. Rebites (trabalham ao corte).
Exemplos de aplicação de Rebites na área automotiva.
A fixação das pontas da lona de fricção do disco de embreagem de automóvel é feita por rebites.
Outro exemplo de aplicação, visto na mesma figura, é a fixação da lona de fricção da sapata de freio de automóvel. O rebite também é usado para fixação de terminais de cintas e lona.
Tipos de rebite e
suas