Processadores CISC E RISC
Aluna: Jéssica Albuquerque
Processadores CISC e RISC
Recife – PE
2015
Processadores CISC E RISC
RISC e CISC são tipos de arquiteturas de processador usados para execução de instruções que trata uma determinada informação. No geral o processador é usado para realizar instruções usadas com mais frequências, como: controla o fluxo de programas, executa operações, acessa a memória, entre outros.
A arquitetura CISC significa: Complex Instruction Set Computing, o que quer dizer computador com instruções complexas. É uma tecnologia antiga, mas ainda é usada hoje em dia pelo fato de ser mais compatível com os sistemas. Esse tipo de processador tem habilidade de realizar múltiplas instruções complexas diferentes com facilidade porque possui microprogramação, ou seja, ter armazenado no processador um conjunto de códigos de instruções, que permitem receber as instruções dos programas e executa-los, como se estivesse quebrando as instruções para a linguagem mais baixa em várias instruções mais próximas do hardware (as instruções são contidas no microcódigo do processador), no entanto a realização delas fica mais lenta.
A arquitetura RISC significa: Reduced Instruction Set Computing, suporta menos instruções. Encontrada em computadores mais atuais, geralmente sua fabricação é mais barata e mais barata. O programador terá mais trabalho porque colocará somente instruções simples e reduzidas, combinando instruções sempre que precisar realizar uma mais complexa, mas por terem um menor número de circuitos internos pode funcionar em velocidades mais altas. Não possuem a microprogramação, com baixo nível de complexidade as instruções são interpretadas direto no hardware e executando com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinados.
Exemplo em relação a diferença das arquiteruras:
Nos dias de hoje alguns dos processadores são híbridos, o que significa que são duas arquiteturas misturadas, porque nenhum dos dois corresponderem as