processadores cisc e risc
Isto é, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware. Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.
RISC
Isto é, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções, é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais largamente usado em desktops, o x86, é mais CISC do que RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.
Arquitetura CISC
Um processador com arquitetura CISC (Computador com um conjunto complexo de instruções) é capaz de executar várias informações complexas diferentes.
Na década de 80, o objetivo era construir chips com conjuntos de instruções cada vez mais complexos. Porém, alguns fabricantes preferiram criar conjuntos de instruções mais simples, surgindo então o padrão RISC (Reduced Instruction Set Computer - Computador com um conjunto reduzido de instruções). Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas