Trabalho Oficina Mecanica 02
EIN371- Engenharia de Processos e Requisitos - UNIGRANRIO
Requisitos do Sistema de Controle de Oficina Mecânica (SCOM)
- Quando o cliente chega à oficina, o encarregado pela recepção faz a abertura da ordem de serviço de manutenção ( código da ordem de serviço, código Renavam do veículo, serviço a ser realizado, código do técnico responsável, data/hora de entrada do veículo, data/hora prevista p/o término dos serviços e um campo p/ observações) e cadastra o cliente (nome, endereço, telefone, cpf) e o veículo (cpf do proprietário, código Renavam do veículo, modelo, fabricante, ano de fabricação e placa) caso estes ainda não estejam cadastrados no sistema.
- Durante a manutenção, os técnicos podem ter acesso on-line aos manuais técnicos dos veículos. Esses manuais são fornecidos pelos fabricantes dos veículos e são inseridos no sistema pela gerência de manutenção.
- O técnico responsável pode solicitar ao sistema uma requisição de produtos e peças ( código da ordem de serviço, código renavam do veículo, código da peça ou produto, descrição, quantidade e data) a serem usadas durante os procedimentos de manutenção. Com essa requisição ele pode pegar o material no almoxarifado. O almoxarifado ao entregar o material solicitado deve fazer a baixa dos mesmos no estoque. O almoxarifado é responsável pelo cadastro desses materiais.
- Ao término dos serviços, o técnico responsável complementa a ordem de serviço de manutenção com os seguintes dados: serviços realizados, peças substituídas e produtos utilizados. As peças e produtos não utilizados são estornados ao almoxarifado.
- Tendo por base os dados da ordem de serviço de manutenção, o setor de faturamento gera a nota fiscal correspondente.
- O gerente de manutenção pode solicitar os seguintes relatórios ao sistema: histórico de manutenção de um veículo, relatório de ordens de serviço abertas, relatório de ordens de serviço executadas em um determinado período, relatórios estatísticos. O gerente