Rebites
L A
5
5
Pinos e cupilhas
Introdução
A
té agora você estudou rebites que constituem um dos principais elementos de fixação. Mas existem outros elementos que um mecânico deve conhecer como pinos, cavilhas e cupilhas ou contrapinos.
O que são pinos, cavilhas e cupilhas? Como e quando são usados? Para que servem? Este é o assunto desta aula. Vamos estudá-lo?
Pinos e cavilhas
Os pinos e cavilhas têm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos de máquinas, permitindo uniões mecânicas, ou seja, uniões em que se juntam duas ou mais peças, estabelecendo, assim, conexão entre elas.
Veja os exemplos abaixo.
As cavilhas, também, são chamados pinos estriados, pinos entalhados, pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferenciação entre pinos e cavilhas leva em conta o formato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos com entalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que fazem com que o conjunto não se movimente. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha.
·
·
·
·
·
·
Pinos e cavilhas se diferenciam pelos seguintes fatores: utilização forma tolerâncias de medidas acabamento superficial material tratamento térmico
pino de ajuste
pino de ajuste
pino de união
A U L A
5
Pinos
A U L A
5
Os pinos são usados em junções resistentes a vibrações. Há vários tipos de pino, segundo sua função.
TIPO
FUNÇÃO
1. Pino cônico
2. Pino cônico com haste roscada
A ação de retirada do pino de furos cegos é facilitada por um simples aperto da porca.
3. Pino cilíndrico
Requer um furo de tolerâncias rigorosas e é utilizado quando são aplicadas as forças cortantes.
4. Pino elástico ou pino tubular partido
Apresenta elevada resistência ao corte e pode ser assentado em furos, com variação de
diâmetro