Qupínica

380 palavras 2 páginas
Introdução
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil, é bom condutor elétrico e de calor, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido, todas estas características lhe conferem uma multiplicidade de aplicações. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário, reduzem o seu campo de aplicação. É dado a Friedrich Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827.
2.1 Fonte mineral
A fonte mineral do alumínio é a bauxita, em sua composição temos principalmente minerais hidratados de alumínio. Aproximadamente, 92% da produção mundial de bauxita é utilizada na produção de alumina. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivos, cimento, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros. É a principal fonte comercial de alumínio. Essa rocha ocorre na natureza em grandes depósitos de onde é extraída para produção de alumina através do método conhecido como processo Bayer, em seguida é submetida a uma redução eletrolítica que elimina o oxigênio e produz o alumínio metálico, método conhecido como processo Hall-Héroult. Neste processo os principais insumos são: 5 toneladas de bauxita que submetida ao ataque de 0,14 toneladas de soda cáustica produz 2 t de alumina que submetida a um processo de redução que consome em média 13.000 kW/t produz 1 tonelada de alumínio.

2.2 Localização das principais reservas minerais

As bauxitas são encontradas em regiões com clima (tropical, subtropical, mediterrâneo) e são divididas entre bauxitas do tipo trihidratadas encontradas em países como (Guiné, Austrália, China, Brasil, Jamaica e Índia) e bauxitas do tipo monohidratadas encontradas em

Relacionados