Tipos de Lampadas
Nome: Gustavo Theago / N° 15 / Turma ELT-2
Tipos de Lampadas
Lâmpadas Incandescentes - São as lâmpadas mais antigas, que todos nós já tivemos ou ainda temos em nossas casas. Por serem de baixa eficiência (gastam muita energia para produzir muito calor e pouca luz. Uso: Em residências e espaços comerciais.
Lâmpadas Halógenas - Também são consideradas lâmpadas incandescentes, mas por possuirem halogêneo (bromo ou iodo) em sua constituição, são chamadas de lâmpadas halógenas. Elas são divididas em 2 grupos: para serem utilizadas em tensão de rede 110v ou 220v ou para serem utilizadas em 12v.
Uso: Para destacar objetos ou uma determinada área, pois apresentam alto controle do facho de luz. Indicadas para residências e comércios.
Lâmpadas Fluorescentes - Hoje em dia são as mais conhecidas e indicadas para o uso residencial e comercial, pois apresentam alta eficiência e baixo consumo de energia. Uso: Substituem as lâmpadas incandescentes e podem ser utilizadas na iluminação geral de residências e comércios.
Lâmpadas de Descarga (HID) - Uma descarga (de alta pressão) elétrica entre os eletrodos leva os componentes internos (gases sódio, xenon, mercúrio – cada modelo de lâmpada de descarga apresenta um tipo de gás) do tubo de descarga a produzirem luz. Uso: São utilizadas principalmente na iluminação interna de grandes lojas, galpões, fábricas, em vitrines e na iluminação de áreas externas (postes de ruas).
LED´s - Lighting Emitted Diodes - Consideradas as lâmpadas mais modernas – produto de última tecnologia. Convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de pequenos chips. É um produto ecologicamente correto, pois seu consumo de energia é muito baixo e apresenta uma vida extremamente longa.. – Uso: Iluminação de destaque em ambientes residenciais e comerciais.
Fibra Óptica - É um filamento de vidro ou de elementos poliméricos utilizado para transmitir a luz. Isto