Relatório de Urinálise - Laboratório de quimica
Resumo
O propósito do trabalho é analisar a presença ou ausência de glicose e corpos cetônicos na urina.
Em um tubo foi colocado urina com reativo de Benedict, observando a coloração inalterada que demonstra a ausência de glicose. E no segundo tubo foi adicionada urina com reativo de Imbert mais NH4OH, percebendo então que também não ouve alteração alguma, significando que não há corpos cetônicos. Com o resultado sendo negativo nos dois testes.
Introdução Teórica
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.
A urina humana, assim como a urina de outros animais, é composta principalmente de água (95%, em média), mas contém também ureia, ácido-úrico, sal e outras substâncias, sendo expelida durante o ato de urinar. A urina é o produto final, resultante da excreção renal. O volume, a acidez e a concentração de sais na urina são regulados por hormônios, entre os quais o hormônio antidiurético e a aldosterona, sendo que estes hormônios atuam nos rins para garantir que a água, os sais e o equilíbrio, ácido-base (acidez ou alcalinidade do sangue e do fluido intersticial) do organismo se mantenham dentro de estreitos limites. A presença na urina de açúcar, albumina, pigmentos biliares ou quantidades anormais de algumas substâncias, incluindo as constituintes habituais, é indicador de doenças. A urina é normalmente estéril quando é expelida e tem apenas um vago odor. O cheiro desagradável da urina deteriorada deve-se à ação de bactérias que