Urinalise
O método utilizado para a obtenção da urina foi através de micção espontânea, no caso da gata tendo sido recolhido diretamente do chão e micção natural em um potinho de urina no caso da cadela.
Após coletado o material foi colocado em um recipiente limpo e seco, e identificado com as informações do animal, data e horário da coleta e em seguida encaminhada para o LabVET ESBAM, onde foi realizados os exames físicos que consistem em analisar volume, densidade, cor e odor.
Volume
O volume é a quantidade de urina que chega ao laboratório, varia de acordo com a dieta e a ingestão de líquidos, sendo o volume mínimo 5 ml, e o volume ideal 10 ml. Em animais saudáveis, o volume urinário e inversamente proporcional à densidade urinária. A determinação do volume se faz através de provetas graduadas rigorosamente limpas. No caso do gato o volume da urina foi de 8 ml e a do cão o volume foi de 13ml.
Densidade Urinária
Uma das mais importantes análises avalia a função renal refletindo a capacidade dos túbulos renais de diluir ou concentrar o filtrado glomerular. Também, só se consegue uma interpretação segura dos outros testes conhecendo-se a densidade da urina em questão.
Utilizamos dois métodos disponíveis para medir a densidade específica: fitas reagentes e refratômetro. O refratômetro tem a vantagem de determinar a densidade usando um pequeno volume da amostra (1 a 2 gotas). Determina a concentração das partículas dissolvidas na amostra medindo o índice de refratividade. Este índice é uma comparação da velocidade da luz na solução.
A densidade da urina do gato foi maior que 1040, e a do cão foi de 1030.
Cor
A cor depende da concentração de urocromos e depende da patologia existente no animal, podendo variar entre amarelo,