Urinalise
O exame de urina é um exame frequente no laboratório clínico a urina fornece informações sobre muitas das principais funções metabólicas do organismo, por meio de exame laboratoriais. O teste consiste na verificação de cor e aspecto da amostra; determinação do PH e densidade; pesquisa de proteínas, glicose, corpos cetônicos, sangue, nitrito, além de sedimentoscopia. A amostra de urina é de obtenção rápida e coleta fácil. Por meio da analise da urina verifica-se as alterações ocorridas conforme técnicas descritas abaixo.
DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO
Neste processo, podemos compreender sobre a forma correta de coleta, quais os exames que compõem a Urinálise, qual o material utilizado e os equipamentos necessários para a realização precisa dos exames.
A Coleta de Urina O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de punção da veia com agulha. O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins. Conservantes da Urina:
✓ Timol- conserva bem a glicose e o sedimento. ✓ Ácido Bórico- conserva as proteínas e os elementos figurados. ✓ Formalina- (formaldeído) conservante de sedimentação. ✓ Clorofórmio. ✓ Tolueno. ✓ Fluoreto de sódio- Bom conservante para a análise de medicamentos.
A Coleta Masculina
- Lavar a glande com água e sabão.
- Enxugar com toalha de pano limpo, papel descartável ou gases.
- Com uma das mãos expor e manter retraído o prepúcio.
- Com a outra mão, segurar o frasco de coleta destampado.
- Desprezar o primeiro jato urinário.
- Sem interromper a micção, urinar diretamente no frasco (20ª 50 ml).
- Desprezar o restante de urina da bexiga e tampar o frasco.
Coleta