Cobalto
Elemento Químico Cobalto
Cotia, Novembro de 2012.
Sumário
1. História: 3 2. Características: 3 3. Papel biológico: 5 4. Aplicação: 5 5. Obstenção: 6 6. Empresas que utilizam: 6 7. Precaução: 7 8. Bibliografia: 7
1. História:
O elemento foi descoberto por Georg Brandt. A data do descobrimento é incerta, variando nas diversas fontes entre 1730 e 1737 em Stockholm, Suécia por redução de um mineral de cobalto pela técnica conhecida como "Ensaio de Fogo" (fire essay), É um metal brilhante, duro, parecido com o ferro e resistente a oxidação. Seus sais são rosados em solução aquosa ou na forma hidratada e se tornam azuis quando aquecidos após perderam água. O metal apresenta ferromagnetismo como o Ferro. Brandt foi capaz de demonstrar que o cobalto era o responsável pela coloração azul do vidro , que previamente era atribuído ao bismuto.
O nome do elemento é proveniente do alemão kobalt ou kobold , que significa espírito maligno ou demônio das minas, chamado assim pelos mineiros devido a sua toxicidade, e os problemas que ocasionava eram semelhantes aos do níquel, contaminando e degradando os elementos que se desejava extrair. Uma outra possível etimologia desta palavra é atribuída aos mineiros Harz e Erzgebirgechitze, que sentiram-se logrados, já que, além de não possuir o valor esperado, este metal era nocivo à saúde e à prata (metal que ocorre junto com o cobalto); segundo a lenda, acreditavam os mineiros que um duende roubava a prata, deixando o cobalto em seu lugar.
Em 1938 John Livingood e Glenn Seaborg descobriram o cobalto-60. A primeira máquina de radioterapia, bomba de cobalto, foi construída no Canadá por uma equipe liderada por Ivan Smith e Roy Errington, utilizada num paciente em 27 de outubro de 1951. O equipamento atualmente se encontra exposto no Saskatoon Cancer Centre, na cidade de Saskatoon (Saskatchewan). 2. Características:
O cobalto é um elemento químico,