Relatório de técnica dietética-leguminosas
2.1 Objetivo Geral
Identificar o rendimento e o tempo de cocção de leguminosas (feijão) em diferentes procedimento.
3 METODOLOGIA
3.1 Material
150 gramas de feijão carioquinha
01 panela de pressão
01 panela com tampa
Fogão
Sal cebola 3.2 Procedimentos
3.2.1 Cocção com remolho:
Pese 50 gramas de feijão, lave e coloque de remolho em 5 vezes o volume em água (10-12 horas antes da cocção). Escorra a água, pese a leguminosa e calcule a absorção de água (Índice de Reidratação). Leve à cocção (calor úmido sob pressão). Após iniciar a saída de vapor, abaixar o fogo e cozinhar por 2 a 3 minutos. Retirar a panela do fogo, esperar diminuir a pressão, abrir com cuidado e, se houver necessidade, acrescentar mais água (medir o volume) até cobrir os grãos e reiniciar a cocção.
3.2.2 Cocção com fervura prévia:
Pese 50 gramas de feijão, lave e coloque no fogo com 3 vezes o volume em água (em relação ao peso dos grãos secos). Assim que levantar a fervura, marcar 2 minutos e apagar a chama. Na mesma água deixar em repouso por 1 hora. Após esse tempo, levar a leguminosa à cocção sob pressão. Depois de iniciada a eliminação do vapor de panela de pressão, abaixar o fogo e cozinhar por 2 a 3 minutos. Retirar a panela do fogo e deixar a pressão diminuir. Abrir com cuidado. Se houver necessidade, acrescentar mais água (medir o volume) até cobrir os grãos e reiniciar a cocção, marcando o tempo.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A realização da atividade experimental permitiu observar o rendimento e o tempo de cocção, de uma das mais importantes leguminosas, em dois procedimentos distintos.
O primeiro procedimento da aula prática foi iniciado com a lavagem e remolho de 100 gramas de feijão em 500 ml de água, durante 12 horas antes da cocção, nesse momento houve a reidratação, ou seja, o feijão passou a pesar 210 gramas após o