a morte no maranhão colonial
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
Luciana Sousa da Silva
SÃO LUÍS DO MARANHÃO: Mitos e cerimoniais de sua fundação.
Pedreiras-MA
2013
LUCIANA SOUSA DA SILVA
SÃO LUÍS DO MARANHÃO: Mitos e cerimoniais de sua fundação.
Resenha apresentada a disciplina História do Maranhão Colonial do curso de Licenciatura em História da Instituição UEMA/Programa Darcy Ribeiro, para obtenção da 3ª nota.
ORIENTADORA: Professora. Ariadne Ketini Costa
Pedreiras-MA
2013
SÃO LUÍS DO MARANHÃO: Mitos e cerimoniais de sua fundação.
A cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão é conhecida atualmente como “Patrimônio Histórico da Humanidade”, título este dado pela Unesco. A mesma tem sua história oficial de fundação recentemente alicerçada nos personagens franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly como seus fundadores, que com o objetivo de estabelecer a primeira base da futura França Equinocial no ano de 1612 fundaram a cidade, homenageando o então soberano francês Luís XIII.
Desde o século XVI, piratas franceses frequentaram o litoral maranhense. A ausência portuguesa adveio de várias tentativas frustradas, por naufrágio, de seus donatários (...). Aquela terra promissora, livre da posse dos descobridores e habitada por nativos amigos, suscitou o interesse francês de fundar uma colônia no Maranhão (LACROIX, 2008, p. 27).
Porém, esta hipótese vem sendo amplamente discutida entre os historiadores brasileiros, levando-nos a questionar se São Luís realmente foi colonizada pela França.
Os únicos sinais de ocupação francesa são: o local onde aportaram e posteriormente escolhido pelos lusitanos para a construção da cidade de São Luís; as improvisadas capelas, melhoradas pelos missionários portugueses e tornadas núcleos religiosos, perdurados até nossos dias; e