Montando seu Negócio de salgados e Fritos
SALGADO (FRITO E ASSADO)
Publicada em: 4/2009
Nota: Qualquer alteração poderá ser realizada sem o prévio aviso
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas
Sede Nacional: Av. Jabaquara, 2925 - CEP: 04045-902 - São Paulo - SP- Brasil
Tel: (011) 5582-6311 (tronco chave) - Fax: (11) 5582-6312 - site: www.abimaq.org.br
Sedes Regionais: Minas Gerais, Norte e Nordeste, Paraná, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São José dos Campos e Escritório Regional Brasília.
SALGADO (FRITO E ASSADO)
1 – INTRODUÇÃO 1.1 – CONCEITO Salgados consistem numa classe de alimentos ligeiramente salgados e temperados, de pequeno tamanho, podendo ser congelados ou não, antes de serem fritos ou assados para serem consumidos, além da possibilidade de apresentar diversos tipos de recheio, conforme as receitas aplicadas.
Geralmente são produzidos e vendidos em embalagens de diversos materiais, tamanhos e formatos, tais como caixas, bandejas, sacos plásticos, etc, com quantidades variáveis.
Quanto aos salgados fritos existem os bolinhos, coxinhas, croquetes, kibes, risoles, etc; e quanto aos salgados assados têm-se as empadas, esfihas, etc. 1.2 – CONSIDERAÇÕES GERAIS O Empreendedor que deseja produzir salgados deve fornecer ao mercado uma gama de produtos atraentes (forma, aspecto, etc) e saborosos (recheios), além de aplicar e respeitar as normas de higiene e limpeza existentes para a produção de alimentos. Logo, em nível industrial, recomenda-se uma consultoria de profissionais das áreas de nutrição e saúde, para atender as exigências da Vigilância Sanitária.
Os principais clientes são as lojas de alimentos e afins, buffets, salões de festas, e principalmente o próprio consumidor final que procura produtos com qualidade e custo atrativos. 1.3 – INVESTIMENTO O valor estimado para o