Lanchonete
Plano de Negócios
Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso do novo empreendimento. Muitos empreendedores fracassam por não terem feito com a devida atenção a lição de casa.
O plano do novo empreendimento não precisa ser sofisticado. Mas tem que tocar nos aspectos certos, permitir as análises certas, induzir às decisões críticas para o sucesso do empreendimento.
A seguir, você tem um guia passo-a-passo para a montagem de um plano de negócios. Não é o único modelo de plano que existe, mas é um modelo bom. Feito com a devida atenção vai ajudá-lo a ter mais segurança na implantação de um novo empreendimento.
Guia para montagem do plano
Antes de entrar diretamente na montagem do seu Plano de Negócios leia este guia, ferramenta auxiliar na preparação desta tarefa. Um plano tem que ser simples, não importando quanto estudo você tenha feito antes de formulá-lo. Note que você não precisa se ater somente a este plano. Você pode fazer estudos demorados e detalhados do negócio que deseja montar. Mas, na hora de formular o plano, opte pela simplicidade.
O presente roteiro compreende os quatros elementos fundamentais da montagem do plano:
1. Conceito do Negócio;
2. Funções Fundamentais do Negócio;
3. Planos de Ação;
4. Orçamento.
1. Conceito do negócio
Antes de mais nada é preciso haver uma definição clara e objetiva das características do novo negócio. O conjunto das características que resolvemos dar a um negócio chama-se conceito do negócio. Não basta termos uma boa idéia - é preciso ter um conceito, que é essa idéia detalhada em toda a sua riqueza.
Para definir o conceito do negócio precisamos fazer algumas análises. E a definição do conceito nada mais é que a tomada de decisões sobre os tópicos críticos da análise. Então, trabalharemos com análises e decisões para chegar ao conceito. E quais são essas análises e decisões fundamentais?
Primeiro, vamos entender as diferenças entre a idéia e o conceito de um