Lanchonete
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Comércio
Principal Produto: Comércio varejista de lanches e acessórios complementares.
APRESENTAÇÃO. Quando o empreendedor se pergunta, que tipo de negócio montar?, Lanchonete é uma das respostas mais freqüentes. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido para dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção freqüente entre empreendedores, que procuram começar um negócio.
O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.
MERCADO. O setor de alimentação é bastante competitivo, mas há cordialidade entre os empreendedores. Pode-se encontrar bares e lanchonetes convivendo lado a lado, criando mais opções para o consumidor.
LOCALIZAÇÃO. A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados, é importante frisar que a escolha do local deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos, visto que, este é quem vai determinar a formação de um público específico.
ESTRUTURA. A estrutura deverá ter seus espaços bem definidos e distribuídos, ou seja, a distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, além disso, devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica. O objetivo é evitar sobrecarga. A área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento. Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada