Ferramentas da qualidade
As Ferramentas básicas do controle de Qualidade podem melhorar os processos, e são utilizadas conforme a experiência, cada ferramenta tem sua própria utilização e a ferramenta a ser utilizadas irá depender do problema envolvido, das informações, do histórico e do conhecimento do processo.
Folha de Verificação são formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa, onde registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões. Distribuição do Processo de Produção é usada quando se quer coletar dados de amostras de produção, este tipo de folha de verificação é aplicado quando queremos conhecer a variação nas dimensões de certo tipo de peça.
Verificação de Itens Defeituosos é usada quando queremos saber quais os tipos de defeitos mais frequentes e números de vezes causados por cada motivo. Localização de Defeito é usada para localizar defeitos externos, geralmente esse tipo de lista de verificação tem um desenho do item a ser verificado, na qual é assinalado o local e a forma de ocorrência dos defeitos. Causas de Defeitos são usadas para investigar as causas dos defeitos, sendo que os dados relativos à causa e os dados relativos aos defeitos são colocada de tal forma que se torna clara a relação entre as causas e efeitos.
Elaborar um tipo de folha de verificação de forma estruturada adequada a ser analisado, que permite um fácil preenchimento, definir a quantidade e o tamanho da amostra dos dados, definir onde será feita a coleta dos dados, determinar a frequência com que serão coletados os dados, escolher quem deverá coletar os dados e através da folha de verificação realizar a coleta dentro do planejado. O gráfico de Pareto é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada, demonstra que a maior parte dos defeitos,