Transtorno Obsessivo Compulsivo
(TOC)
- DEFINIÇÃO: É um transtorno de ansiedade crônico, caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões, que consomem ao menos uma hora por dia, e causam sofrimento ao paciente e/ou aos seus familiares.
- OBSESSÕES: São pensamentos, ideias, impulsos e imagens mentais recorrentes, ocasiona ansiedade ou mal estar, um estado de angústia patológica, que consomem muito tempo e interferem negativamente nos relacionamentos e atividades do portador.
- OBSESSÕES MAIS COMUNS: Uma amostra de cem pacientes foram:
*A contaminação (55%),
*Impulsos agressivos (50%),
*O teor sexual (32%),
*As preocupações somáticas (35%)
*A necessidade por simetria (37%).
Sessenta por cento dos que participaram da amostra apresentaram obsessões múltiplas
- COMPILSÕES: São comportamentos ou atos mentais repetitivos, realizados para diminuir a angústia causada pelas obsessões; Obedece a regras rígidas, forçando o individuo a agir contra sua vontade e podem ter a finalidade de evitar uma situação temida.
- PREVALÊNCIA:
*2 a 3% da população geral.
* A idade média de seu início ocorre no final da adolescência ou por volta dos 20 anos.
*Até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez maiores causas de comprometimento por doença.
*Pode estar associado com Transtorno Depressivo Maior, outros Transtornos de Ansiedade (Fobia Específica, Fobia Social, Transtorno de Pânico), Transtornos Alimentares e Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
*Existe uma alta incidência de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em indivíduos com Transtorno de Tourette.
- ETIOLOGIA: Fatores Genéticos
- EXAMES DE IMAGEM: Revelaram que as pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possuem atividade cerebral diferente das outras pessoas sem o Transtorno. Indicam a existência de uma comunicação prejudicada entre o Córtex Órbito-Frontal, o Núcleo Caudado e o Tálamo ;
-