monografia
A relação entre Docentes e discentes esta sujeito, essencialmente ao clima constituído pelo professor, da empatia com seus alunos, de sua disposição para ouvir, pensar e discutir, respeitando o nível de abrangência dos alunos e principalmente dos vínculos estabelecidos e dos meios de ligação entre o seu conhecimento e o deles. O professor, da era da globalização com raras ressalvas, tem que procurar ensinar e educar para as mudanças, para que o aluno torne-se autônomo, para que obtenha a liberdade possível numa concepção global, buscando florir o lado positivo dos alunos e trabalhando sua formação de cidadão consciente de suas obrigações e responsabilidades para com a sociedade.
A sala de aula é um espaço de relações sociais, representa uma comunidade em permanente construção e desconstrução de saberes, a partir de interações, é no cotidiano que se estabelecem as relações e se constroem significados que conseqüentemente justificam as ações, é em partes na sala de aula que o aluno tem de descobrir a que se sentem motivados, seus valores, as justificativas para suas escolhas.
É o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade. (ABREU & MASETTO, 1990, p.115)
A sala de aula é o ambiente necessário para se construir relações que atendam as expectativas sociais, pessoais e institucionais dos indivíduos, é neste espaço que as relações de professores e alunos articulam os elos através da cumplicidade, paciência, respeito, aceitação construindo saberes paralelos que os distinguem como grupo.
O professor age investigando, examinando, encaminhando e desenvolvendo ambientes que beneficiem a troca, a convivência e a colaboração. Não se espera que ele proporcione soluções