Formação de Preços
Custo/ Volume/ Lucro.
2.1 Variabilidade
Formas passíveis de alocação de custo e despesas, notadamente os custos indiretos de produção, custos comuns, despesas comuns e, pricipalmente, com maior grau de complexidade e ênfase, os fixos.
À exceção dos custos diretos e despesas diretas da venda, que são variáveis em relação aos volumes produzidos e vendidos, qualquer análise individual de custo, preço e rentabilidadeé de certa forma subjetiva e complexa.
Para melhorar a análise e excluir prováveis distorções, facilitando a tomada de decisões, pode- se estudar o custo e as despesas de um produto, mercadoria ou serviço, de outra forma: classificando os custos e despesas em VARIÁVEIS e FIXOS, não mais em diretos e indiretos, de forma a estabelecer outras relações interessantes.
Custos Variáveis
Sçao todos os custos de natureza variável, em relaação aos volumes produzidos oou vendidos ( comércio), usualmente identificados diretamente.
Na indústria, entre os custos de natureza variável, encontramos os seguintes:
· Materias diretamente aplicado no produto.
Mão - de - Obra aplicada diretamente no produto.
Custo identificáveis ao produto por medição objetiva desde que tenham relação direta com o volume.
Custos Fixos
São custos de natureza fixa que não têm relação com os volumes produzidos ou vendidos. São normalmente indiretos, ou seja, não apropriados diretamente aos produtos, mercadorias ou serviços, incorrendo mesmo em volume zero.
Despesas variáveis
São despesas diretas das vendas, que variam em função do volume de vendas.
Como: IPI, ICMS, PIS e CONFINS.
Despesas Fixas
São todas as despesas de natureza fixa, independentemente dovolume de vendas, apropriadas ao resultado do período.
Margem de Contribuição
É a diferença entre valor das vendas, os custos variáveis e as despesas variáveis da venda.
Análise Gráfica
Graficamente, verifica- se que custos fixo e despesas fixas permanecem constantes, independentemente dovolume, e que os custos