Formação de Preço
Precificação é o processo de formação de preços, seja de um produto ou de um serviço. O conceito de precificação já está presente nas empresas de todos os tamanhos, como o processo para considerar as muitas variáveis para a obtenção de lucro e aumento do volume de vendas.
A formulação de preços consiste em um processo que envolve a empresa como um todo, tendo suas vendas, seus custos, a produção em si como variáveis essenciais para ajudar a escolher o preço ideal para cada produto. Porém, para isso é preciso fazer uma análise necessária para se entender todo o processo, cada passo, custos e despesas apresentadas, além de contribuir para a formulação da estratégia de preço.
Santos (2010), afirma que duas ideias estão presentes sobre a administração de preços. Uma delas considera que o mercado é quem define os preços de qualquer que seja a empresa. A outra defende que o cálculo econômico ainda é o recomendável.
O setor estratégico da empresa deve formular os preços analisando muitos fatores, sempre com um pensamento voltado para o longo prazo. Diferentemente de um preço acuro prazo, que visa apenas um objetivo imediato. A grande maioria é voltada para ao curto prazo, mas só se tornaram viáveis a longo prazo, pois é necessário para proporcionar um retorno sobre o investimento.
Política de preço:
Formada por diretrizes que regulam as decisões de preços de curto prazo. Os preços estimados junto com as vendas esperadas fornece resultado das receitas ao longo do tempo. A oferta da produtos e serviços de uma empresa consiste num processo dinâmico, é comum a troca de produtos, portanto toda vez que ocorre modificação nos produtos ou serviços torna-se necessário uma nova análise de preços, visto que está ligado a obtenção de um retorno satisfatório.
Sendo assim, um empresa pode utilizar uma estratégia de preços reduzida com o intuito de conseguir uma parcela do mercado. Porém, ao longo prazo os resultados devem ser capazes de trazer o