Formacao de preço
Nosso objetivo e fazer com que os leitores possam ter uma noção básica de como é importante para a organização à formação de preços, pois se for feita de maneira equivocada pode estar levando a organização a ruina. Também pretendemos mostrar quais as formas o gestor pode estar definindo um preço adequado ao produto, lembrando que não podemos afetar a qualidade, prazos, esquecer-se da concorrência, dentre outros fatores. Estaremos realizando o exercício 109, solicitado pelo Professor Milton Gomes Pacheco.
A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi o CAP 14 do livro “Gestão de Custos e Formação de Preços”. Dos autores Adriano Leal Bruni e Rubens Famá.
1. Formação de preços: Aspectos quantitativos.
A fixação de preços dos produtos e serviços comercializados é um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer entidade. Alguns autores falam que esta é uma das maiores “arte do negocio”. O sucesso empresarial pode não estar ligado diretamente à decisão acerca dos preços, mas um preço errado de determinado produto ou serviço pode leva-lo a falência.
2.1 Principais objetivos em relação ao processo de formação de preço.
Proporcionar ao longo prazo, o maior lucro possível: A empresa consistiria em uma entidade que deveria buscar sua perpetuidade. Em que as politicas de preço de curto prazo (voltadas para a maximização do lucro), apenas deveriam ser utilizadas em casos especiais. Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado: Não deveria ser levado em conta apenas o aumento do faturamento, mais também o lucro das vendas. E algumas razões contribuem negativamente sobre os lucros, como por exemplo: Excesso de estoque, Fluxo de caixa negativo,