Historia do maranhão
O MARANHÃO COLONIAL
1- Aspectos Gerais:
1- O Maranhão surge como espaço de conquista de uma aliança sócio-econômica e política efetuada entre a classe mercantil e o estado absolutista, que imperavam na Europa após a constituição dos estados-nações no decorrer da idade média
2- A ocupação e o povoamento(más não a colonização) iniciam-se em 1612 com a invasão francesa da Ilha Grande do Maranhão ou Upaon-Açu.
1.3- Diogo Leite, a mando de Martim Afonso de Sousa chega ao rio Gurupi no Maranhão e constata a existência das “Drogas do Sertão”
1.4- Sistema de feitorias era imcompatível com o Modus Vivendi dos nossos nativos, que apenas praticavam a economia agrícola de subsistência, diferente dos ameríndios e portanto contrário aos princípios mercantilistas.
2- As Capitnanias do Maranhão
2.1- 1º lote pertencente a João de Barros e Aires da Cunha, estendia-se da foz do rio Turiaçu até a ponta dos Mangues Verdes, na Baía de São José.
2.2- 2º lote doada a Fernão Álvares de Andrade, estendia-se da foz do rio Camocim(CE) até a ponta dos Mangues Verdes(MA)
3- Primeiras tentativas de colonização
3.1- A primeira ocorreu em 1536, foi chefiada por Aires da Cunha, que morreu, aportou na ilha do Medo, no litoral norte e fundaram o primeiro povoado Nossa Senhora de Nazaré.
3.2- Ocorreram outras expedições, que no entanto fracassaram:
# João de Barros
# Luís Gamboa
# Gabriel de Sousa Moreno
# Padres Francisco Pinto e Luís Figueiras
4- Os Primitivos habitantes
4.1- O início da escravidão
* deu-se com Pero Coelho de Sousa, que foi derrotado pelos Tabajaras, no entanto em seu retorno, fundou no delta uma povoação , a Nova Lusitânia
* as ações de Pero Coelho de Sousa são denunciadas a Corte pelos jesuítas, que iriam fazer sua “catequese”.
4.2- A conquista
* Daniel de La Touche e François de Razilly, fundam em 1612, o forte de São Luís, como forma de garantir o controle estratégico e