Paper
Delma Aparecida Nunes Aguiar
Profº. Monitor- Fernando Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em letras-português – Língua Portuguesa: Expressão Escrita e Compreensão de Texto (LED1311).
28/08/09
RESUMO A tipologia textual diz respeito a uma classificação de textos onde a linguagem é a representação do pensamento por meio de códigos que possibilitam a comunicação e a interação entre as pessoas transmitindo suas idéias, seus anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social. Neste sentindo pode-se afirmar que a produção textual se desenvolva a partir de questionamentos acerca do espaço ocupado pelo texto do tipo narrativo e do tipo argumentativo que trabalhar em sala de aula, conhecendo desta forma suas idéias e as concepções de seu grupo.
Palavras-chave: textos; leitura; conhecimento
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, o desenvolvimento da lingüística textual e de outras disciplinas que concentram no estudo dos discursos coloca em evidência a preocupação em estabelecer tipologias de textos, estabelecendo a expressão de tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição.
Pode-se afirmar que dentro do universo dos exemplares dos gêneros textuais existem vários tipos de textos onde podem ser em geral tipologicamente variado, tendo assim a preocupação de prestar muita atenção ao classificar os textos quanto à função da linguagem predominante, pois a existência de qualquer texto, seja oral, escrito ou visual necessita de todos elementos da comunicação.
A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele já sabe o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. Diante de diversos níveis de conhecimento é que o