Relatório de Turbina Pelton
MECÂNICA DOS FLUIDOS
Curvas características de uma bomba centrífuga
Belo Horizonte
2013
1. INTRODUÇÃO
Uma das aplicações mais usuais das turbinas é a geração de eletricidade. Os dispositivos usados antigamente para transformar a energia cinética da água em impulsos mecânico eram pouco eficientes, mas foram progressivamente aprimorados e hoje podem atingir rendimentos superiores a noventa por cento.
Turbina é uma máquina motriz capaz de converter a energia contida numa corrente de fluidos em energia mecânica, mediante a passagem do fluido através de um mecanismo de rotação. O movimento do fluido através da turbina é sempre causado por diferença de pressão entre pontos situados antes e depois da turbina.
Essencialmente, as turbinas têm dois órgãos principais: um órgão fixo, chamado estator, no qual se encontram os dispositivos que permitem ao fluido adquirir energia cinética á custa da perda de pressão; e um órgão móvel, chamado rotor, destinado a transformar em movimento rotativo (energia mecânica) a energia cinética do fluido. Há ainda órgãos auxiliares como os reguladores de velocidade, os componentes do sistema de lubrificação, entre outros.
Existem dois tipos de turbinas hidráulicas: as de ação e as de reação. Na primeira a energia hidráulica disponível é transformada em energia cinética para, depois de incidir nas pás do rotor, transformar-se em mecânica: tudo isto ocorre à pressão atmosférica. Já na turbina de reação, o rotor é completamente submergido na água, com o escoamento da água ocorre uma diminuição de pressão e de velocidade entre a entrada e a saída do rotor.
2. REVISÂO BIBLIOGRAFICA
2.1 Turbina de Pelton
A turbina Pelton foi criada pelo americano Allan Lester Pelton. Em 1878 iniciou experimentos evolvendo rodas d’água que o conduziram a invenção de um novo conceito de rodas d’água baseadas no chamado “splitter”.
Por ser uma turbina de ação, toda a conversão de