Trabalho
PROFA. CRISTINE MACHADO SCHWANKE
Bagé Edição - 2013
Apresentação
As aulas de Laboratório correspondem as práticas do componente curricular Máquinas de Fluxo ofertada ao curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente. O objetivo é dar aos alunos uma visão prática da aplicação de algumas máquinas de fluxo na engenharia, bem como, a apresentação de problemas e soluções experimentais envolvendo tais máquinas, para estimular a percepção prática indispensável na vida profissional do futuro engenheiro. O engenheiro deve sempre ter em vista soluções econômicas e eficazes, a partir dos equipamentos e dos recursos disponíveis e não como o resultado da mais avançada técnica existente, e é dessa forma, que os alunos devem encarar as soluções apresentadas no laboratório. No entanto, o objetivo só será alcançado se o aluno, durante a aula, estiver atento aos fatos envolvidos e à sua influência nos resultados, pois é na interpretação dos resultados que terá oportunidade de simular e analisar os problemas que enfrentará em sua vida profissional.
Para que os alunos alcancem essa visão mais objetiva da engenharia, dos fenômenos físicos que regem o funcionamento das máquinas de fluxo, dos processos de medição e de suas grandezas variáveis, bem como dos detalhes de sua instalação, montagem e manutenção, as aulas de laboratório do componente de Máquinas de Fluxo foram assim distribuídas:
Introdução ao estudo das máquinas de fluxo. Curvas características de uma bomba centrífuga. Associação de bombas em série e paralelo e Curvas Caracteísitcas Cavitação. Curvas características de uma turbina Pelton. Curvas características de uma turbina Francis.
Experimento Máquinas de Fluxo Motoras Turbinas Hidráulicas: Tipo Francis
1. Objetivos Turbina Francis o Testar a Turbina Francis com diferentes cargas e diferentes ajustes das palhetas guia e plotar as curvas que ilustram o desempenho da turbina e o efeito dos